Relatório de introdução
O Engenheiro José Selmo Coelho Filho, graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará palestrou na última segunda- feira (07/04), contando-nos um pouco de sua trajetória.
Inicialmente, Selmo conta sobre sua entrada na faculdade e a escolha pelo curso. Ele conta que no começo, entrou no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal e permaneceu no curso durante dois anos, percebendo que não era aquilo que desejava cursar. Abandonando o curso e através de outro vestibular, Selmo é aprovado para a segunda turma de Engenharia de Produção Mecânica da universidade federal. Aproveitando a maior parte das cadeiras, já cursadas na outra engenharia, Selmo consegue se formar com a primeira turma.
Selmo inicia sua palestra expondo um pouco sobre a atual situação do mercado de trabalho para os engenheiros de produção e frisando que atualmente o mercado é vasto tanto para homens quanto para mulheres. Logo após, ele inicia a história sobre sua carreira de trabalho e comenta que desde o começo de seu curso o seu foco sempre foi o trabalho em empresas privadas. Nesse ponto ele explicita a importância de um engenheiro de produção definir o seu perfil, sobre aonde você deseja estar inserido no mercado de trabalho.
Após essa introdução, Selmo conta sua trajetória. Ainda na graduação, Selmo inicia carreira com seu primeiro estágio nas Lojas Itamaraty, trabalhando no laboratório de beneficiamento de lentes, na área de PCP e qualidade. Ele comenta sobre o enorme ganho de experiência na parte de PCP e sobre a oportunidade de participar de todo o processo produtivo da empresa. Com o intuito, de diversificar suas áreas de atuação, Selmo começa um novo estágio na Makro Engenharia, durante sete meses, atuando na parte de qualidade e ISO 9001. Ele comenta sobre seu breve trabalho e logo após ele fala sobre sua entrada em seu terceiro estágio, a mesma empresa que trabalha até hoje, a Ultragaz. Entrando na nova