relatorio de introdução
A obra foi visitada pelos alunos: Fernanda Cristina ribeiro, Mariana Moraes Bertipaglia e Wilson Souza Lopes Junior em fins de observar e acompanhar uma obra, registrando seu desenvolvimento e as técnicas que estão sendo utilizadas.
A obra visitada esta localizada na rua: Cornélio Procópio, ao lado do numero 266 no bairro Jardim Aurora. A obra esta no estado inicial de perfuração de estacas, onde será completamente cercado pelo mesmo em fins de proteger as residências ao lado. O projeto indica uma obra com dois pavimentos e uma garagem subterrânea.
Os alunos encontraram uma obra não muito organizada, vergalhões de aço exposto ao solo, onde deveria estar apoiado sobre madeiras (vigas ou caibros), alguns funcionários não estavam devidamente vestidos com os equipamentos de segurança obrigatório, como o capacete. O barraco de obra pequeno mas bem equipado com geladeira, fogão, banheiro, ferramentas pequenas, sacos de cimento e os projetos da obra. A betoneira localizada corretamente entre a brita e a areia, e baldes que servem para jogar água e o traço em volume correto do concreto.
No canto oposto da betoneira encontrava-se o tripé (Bate estaca), responsável pela perfuração das estacas e uma lona em cima do muro, com o intuito de não sujar a casa ao lado, ao lado tambores de água que é utilizado para facilitar a perfuração do solo.
As estacas depois de perfuradas recebem as ferragens e em seguida o concreto para a montagem do muro de arrimo. O Gabarito é utilizado para mapear as estacas, que tem que estar sempre alinhada.
1) VIGA BALDRAME: que será apoiada nas estacas.
2) MADEIRA NO MURO: Chamado gabarito. É utilizado para mapear as estacas (tem que estar sempre nivelado).
3) Vigas baldrames prontas para serem colocadas sobre as estacas (depois da concretagem de todas as estacas).
4) PROJETO DE FUNDAÇÃO (muro de arrimo)
Cortina de estacas: Serve para evitar danos nos terrenos ao lado e muros vizinhos.
Será feita uma garagem subterrânea.