Introdução aos relatórios contábeis
1. INTRODUÇÃO
Os Relatórios Contábeis é uma forma de apresentar às pessoas da área contábil, a posição financeira e econômica de uma empresa ou setor em um determinado tempo, de forma resumida. Os relatórios contábeis podem ser obrigatórios ou não obrigatórios.
Os relatórios obrigatórios são exigidos por lei e demonstrados por meio de Imposto de Renda.
Os não obrigatórios não são exigidos por lei, porém não deixam de ter sua devida importância.
2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS
No fim de cada ano são exigidos pela Lei das Sociedades por Ações (Sociedades Anônimas – S.A.) alguns relatórios referentes à posição financeira da empresa naquele período. São eles:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do resultado do exercício;
- Demonstração de Lucros e Prejuízos;
- Demonstração do fluxo de caixa;
- Demonstração do valor adicionado. (somente para as Sociedades Anônimas de capital aberto).
Essas informações são devidamente publicadas em dois jornais: Diário Oficial e outro de maior circulação.
Podemos evidenciar também que essas exposições financeiras de cada período deverão referir-se sempre ao ano anterior. Os valores podem ser publicados sem os três últimos dígitos (em milhar de real). Os relatórios contábeis e financeiros devem acompanhar uma nota explicativa como uma forma clara de demonstrar esses resultados. As grandes empresas e as sociedades por ações são auditadas por pessoas independentes. Somente as sociedades anônimas de Capital Aberto são obrigadas pela CVM de substituírem a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido por Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados, para as demais podem escolher entre as duas opções. Os administradores e profissionais contábeis são responsáveis por assinar tais relatórios.
Sociedades Limitadas
As sociedades limitadas deverão seguir os modelos da Lei das Sociedades por ações, segundo a Lei do Imposto de Renda. Se a sociedade limitada for