introdução de relatorio
INTRODUÇÃO
Este relatório aborda toda a prática experimental sobre medição e instrumentos de medidas. A partir do tema citado vários experimentos foram realizados.
Os experimentos realizados demonstraram as diferenças de medição que podem ser obtidas a partir da utilização de diferentes instrumentos de medida. Para os experimentos realizados foram utilizados três instrumentos de medida, que são: a régua milimetrada, o paquímetro e o micrômetro, além desses instrumentos, foi utilizada a balança analítica para a medição da massa do sólido utilizado. O sólido em questão foi um cilindro. Nos experimentos em questão, o sólido foi medido por cada um dos instrumentos.
Para realizar medidas de dimensões de sólidos podem ser utilizados diversos métodos, um mesmo sólido pode ser medido várias vezes por diferentes instrumentos, no entanto, o objetivo desses procedimentos é obter sempre a melhor precisão de medidas, ou seja, é identificar o instrumento de maior precisão de medidas.
Nesse sentido, para obter uma medida correta é necessário fazer a utilização correta dos instrumentos. Cada instrumento de medida possui um intervalo mínimo de leitura em sua escala, o que permite definir sua precisão, por exemplo, a régua milimetrada possui resolução da ordem 1,0mm, o paquímetro possui resolução da ordem 0,01 mm e o micrômetro possui resolução da ordem 0,001mm. Desse modo, é possível identificar que dos três instrumentos citados o que possui maior precisão é o micrômetro.
A incerteza de uma medida é uma fração avaliada da menor divisão da escala utilizada, ou seja, é no algarismo significativo duvidoso que reside a incerteza da medida. Uma forma de apresentar a incerteza de uma medida é utilizar a metade da menor escala. Por exemplo, a menor divisão da régua milimetrada é 1,0mm e a incerteza poderá ser então, 0,5 mm. Essas medidas podem ser realizadas em um instrumento como a régua milimetrada que possui uma