relatorio introducao
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
VISITA TÉCNICA AO LAPEG
BRUNO RAFAEL FILIPE DULTRA E
NATHÁLIA PAIM
SALVADOR, BAHIA, BRASIL 2013
INTRODUÇÃO:
A visita técnica ao LAPEG foi guiada pelo professor Victor Vieira, da matéria de Introdução à Engenharia. O grupo presente constava de 30 alunos e a apresentação do laboratório e as explicações foram dadas pelo coordenador Rui Lima e José Dias. Foram explicados os seguintes tópicos:
Origem do petróleo;
As plataformas e seus níveis de operação;
Perfuração de poços;
Produção em mar e em terra.
OBJETIVOS:
Estimular a formação de profissionais para atuar e atender as demandas no setor de petróleo e gás;
Promover o fortalecimento e consolidação da formação profissional dos alunos, mostrando as diversas áreas da sua futura profissão.
ORIGEM DO PETRÓLEO:
Os restos de matéria orgânica, bactérias, produtos nitrogenados e sulfurados no petróleo indicam que ele é o resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; a partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis, tais como arenitos ou calcários.
AS PLATAFORMAS E SEUS NÍVEIS DE OPERAÇÃO:
Uma plataforma de petróleo é uma grande estrutura usada no mar para abrigar os trabalhadores e as máquinas necessárias para a perfuração de poços e/ou produção de óleo. Uma plataforma petrolífera pode ser de duas maneiras, em terra firme recebe o nome de plataforma "on-shore" e no mar recebe o nome de plataforma "off-shore". Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode