NÃO HÁ INCLUSÃO SEM INFORMAÇÃO
NÃO HÁ INCLUSÃO SEM INFORMAÇÃO
Ana Paula Bofi
SÃO CARLOS, 2013
RESUMO
A ideia fundamental de inclusão é a de adaptar o sistema escolar às necessidades dos alunos. A inclusão propõe um único sistema educacional de qualidade para todos os alunos, com ou sem deficiência e com ou sem outros tipos de condição atípica.
OBJETIVOS
2.1 GERAL
Abrir espaço para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e oespírito crítico sejam exercitados na escola, por todos, para o exercício da verdadeira cidadania.
2.2 ESPECÍFICOS
- Reestruturar as escolas municipais no intuito da construção de uma verdadeira escola inclusiva, quebrando paradigmas em relação às pessoas com necessidades especiais.
- Promover atividades junto aos professores, viabilizando a formação em serviço, assegurando-lhes a informação de que necessitam para trabalhar com os alunos com necessidades educativas especiais.
- Possibilitar ao aluno o reconhecimento e a valorização da diversidade, vivenciando situações diferentes de construir conhecimentos e conviver com novas formas de comunicação.
JUSTIFICATIVA
Incluir alunos com deficiência na escola é, atualmente, um dos maiores desafios educacionais. Neste propósito, faz necessário criar oportunidades e também viabilizar à comunidade escolar, mais especificamente para os professores, rompendo as barreiras da sala de aula regular. Nesse processo de Inclusão Educacional muitas barreiras já foram derrubadas. O fato de o aluno estar em sala de aula é a principal delas. Mas é importante ressaltar que estar na escola não significa que esse aluno foi incluído. Faz-se necessário que ele participe do processo educacional e que seja aceito por todos como alguém que, apesar das limitações, aprende. Por isso, a participação desse aluno nas atividades escolares deve ser estimulada, oferecendo-se os recursos necessários para que ele se sinta capaz de dar