Vitimologia
O advogado Benjamin Mendelsohn iniciou o estudo do comportamento dos judeus nos campos de concentração nazista após a Segunda Guerra. A partir daí, seu interesse sobre como as vítimas agem e pensam aprofundou-se, e destes estudos surgiram os primórdios da Vitimologia. Mendelsohn definiu a Vitimologia, num primeiro momento, como “estudo das vítimas de crimes” em seu meio segundo fatores endógenos e exógenos, bem como do ponto de vista psicossocial. Mendelsohn, então, definiu a Vitimologia como “ciência sobre as vítimas e a vitimização”.
Vitimologia é o estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social, quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua inter-relação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos.
Relação da Serie Criminal Minds com Vitimologia
Percebe-se nesse episodio que a série trata dos comportamentos criminais e comportamentos desviantes, dos personagens de cada episodio.
Os investigadores têm como objeto de investigação, os crimes e os comportamentos que estes envolvem. Com esse objetivo, são utilizados testes de personalidade, estuda-se a estrutura mental e outras características patológicas, construindo um perfil do culpado, eles acabam não se focando apenas no crime propriamente dito, mas o seu campo de ação expandendo-se até a exploração de variáveis preditoras de comportamento criminoso. Eles estudam também de que forma o crime tem origem e como “nasce” o comportamento criminoso do ponto com auxílio de varias abordagens, nomeadamente psicodinâmica, social, sistémica, entre outras.
Interessa para os investigadores os desejos, pensamentos, intenções e reações dos criminosos, de forma a traçar perfis e solucionar crime, só isso não basta resolver o crime, eles vão mais além, tenta perceber a sua origem íntima. Estudando os perfis de todos os intervenientes, criminosos e vítimas. Eles seguem as teorias que