VITIMOLOGIA
VITIMOLOGIA
O Conceito de Vitimologia
A vitimologia tem por objeto o estudo da vítima e suas peculiaridades, o que, se consideradas as explanações anteriormente expostas, a classificaria como ramo da criminologia. Entretanto, se faz destacar que nos dias atuais a figura da vítima ganhou tamanha importância, não somente sob o ponto de vista do seu estudo como componente do crime, mas principalmente sob o prisma da sua proteção, que se faz necessário estudá-la separadamente.
A vitimologia vem ganhando maior importância no cenário internacional desde que, em 1985, no Congresso da Sociedade Internacional de Defesa Nacional em Milão, foi aprovada a Declaração sobre os princípios fundamentais de justiça para as vítimas de delitos e do abuso de poder.
O Objeto e Finalidade da Vitimologia
Entende que o objeto da vitimologia é o estudo da vítima não como efeito consequente da realização de uma conduta delitiva, mas como uma das causas, às vezes principal, que influenciam na produção de um delito.
A vítima é analisada atualmente na vitimologia não somente como componente da sistemática do delito, mas como figura vulnerável que necessita de proteção estatal.
Assim, em um contexto bastante atual, discorre GUARACY MOREIRA FILHO:
“Acreditamos ser a Vitimologia um ramo da Criminologia, que estuda cientificamente as vítimas visando adverti-las, orientá-las, protegê-las e repará-las contra o crime”.
Vitimização no Brasil e nos grupos sociais
A vitimização de grupos é mais séria que ao nível individual. Mais explicitamente referimo-nos a vitimização de grupos sociais. Aqui no Brasil existe uma tendência muito grande de certos grupos sociais serem vitimizados. Tais grupos por suas características e histórico social estão mais suscetíveis, como é o caso de jovens do sexo masculino com idades entre 15 e 24 anos, vitimizados em grande parte por envolvimento com grupos criminosos, acidentes de trânsito e