VITAMINAS
BENEFÍCIO/MECANISMO DE AÇÃO
CARÊNCIA
EXCESSO
ALIMENTOS FONTE
Vitamina A
Acetato de retinol
Essa vitamina possui diversas funções, no entanto, a principal está relacionada com a visão. Além disso, participa do desenvolvimento dos ossos possui ação protetora na pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário e para a manutenção do bom estado do cabelo.
Cegueira noturna, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e infecção na pele e mucosas, espessamento da córnea, lesões cutâneas, neoplasia ocular; sistema imunológico deficiente, podendo levar à frequentes infecções.
Pele seca, fissuras labiais, ceratose folicular, dores nos ossos e articulações, cefaleia, tonturas, náuseas, câimbras, queda de cabelo, lesões no fígado, redução do crescimento do indivíduo, falta de apetite, edema, cansaço.
Leite, ovos, fígado, sardinha, brócolis, couve, espinafre, laranja, mamão, pêssego, abacate, cenoura, entre outros.
Vitamina B1
Tiamina
Desempenha importante papel no sistema nervoso, nos músculos e coração, além de auxiliar as células no metabolismo da glicose.
Beribéri: inclui a perda de peso, distúrbios relacionados ao emocional, neurite, degeneração dos nervos, perda da força, perda de apetite, dor nos membros, períodos de arritmia cardíaca e edema.
Vasodilatação periférica, queda na frequência respiratória, convulsões, podendo levar à óbito por paralisia do centro respiratório.
Arroz, levedo de cerveja, grãos, gema de ovo, fígado, rim, na carne de porco, peixe, amendoim, noz, legumes, vegetais verdes e folhosos.
Vitamina B2
Riboflavina
Auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.