Psicologia do exerc cio e atividade f sica Doa o
BRATZ, Elenice Daiana. Psicologia do exercício e atividade física: promoção da qualidade de vida e prevenção do estresse. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/psicologia-exercicio-atividade-fisica.htm>. Acesso em: 30 abr. 2015
Palavras chave: estresse; atividade física e qualidade de vida;
“A atividade física entende – se como uma maneira de restaurar a saúde dos efeitos nocivos da rotina do trabalho. Pode – se observar que quanto mais o individuo tem uma vida ativa melhor sua qualidade de vida.”
“O exercício físico é uma forma de lazer e restaura a saúde dos efeitos nocivos que o trabalho estressante produz através da rotina. Assim, o estresse é a maneira como o organismo responde a qualquer estimulo”.
“Muitas pessoas buscam no exercício físico a diminuição de sensações desagradáveis da sua vida (...). E não somente a boa forma física.”
A QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA ATIVIDADE FISICA
“(...) a cada década aumenta-se a expectativa no tempo de vida das pessoas. Cabe a nós profissionais de educação física, prepararmos nossos alunos, para a aquisição de conhecimentos fundamentais para a busca de estilo de vida saudável”.
“Muitas vezes o tema saúde não se dá o devido valor até perceber que ela começa a diminuir ou deixa de existir, dando lugar às doenças.”
“Atualmente, a atividade física pode ser entendida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética que resulta em gasto energético (...) podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamento (PITANGA, 2002, p. 51).”
“(...) a prática de atividades físicas controla os níveis de estresse, doenças como obesidade, doenças coronarianas e diabetes, e interfere na aptidão funcional do individuo, desempenhando demandas na vida diária de forma segura e eficaz.”
BENEFICIOS DA ATIVIDADE FISICA X ESTRESS
“O estresse não tem