VITAMINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA BIOLÓGICA TEÓRICA
VITAMINAS
As vitaminas são moléculas orgânicas que desempenham inúmeras funções no organismo. Dentre elas, a mais relevante é a servir como cofatores em reações enzimáticas.
São compostos orgânicos requeridos pelo organismo em quantidades mínimas para realizar funções celulares específicas, sendo que não podem ser sintetizadas pelo organismo.
São classificadas de acordo com sua solubilidade e suas funções no metabolismo.
Características gerais
Vitaminas são essenciais para o crescimento e o funcionamento metabólico normal de um organismo; ativas em doses mínimas, e não podem ser biossintetizadas pelos organismos.
Classificação
Vitaminas lipossolúveis
São as vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras. São encontradas em alimentos essencialmente lipídicos. Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas e suas funções são geralmente estruturais.
Vitaminas hidrossolúveis
São as vitaminas solúveis em água. Fazendo parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Apresentam menos problemas de absorção e transporte. São conduzidas via circulação sistêmica e excretadas pelas vias urinárias. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas do complexo B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. Já a vitamina C é um agente estrutural vital e antioxidante.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
VITAMINA A
Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural. Sendo encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente associada ás gorduras. Ou na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A). É o precursor da vitamina A, encontrado nos alimentos de origem vegetal.
Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos, capacidade