estatistica
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA Marcus Vinicius Xavier Gondim, RA nº 7321547857
Romualdo do Amaral Teodoro, RA nº 7323549589
Rodrigo Barra Dias, RA nº 7748589543
ATPS - 4ª Série de Estatística
Tutora Presencial: Eliane Ribeiro Dias
São José dos Campos
16 de setembro de 2014
Estudo de Caso
A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”. Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,005 kg (ou 5 gramas).
Objetivo do Desafio
Produção de um Relatório, conforme estudo de caso.
Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP)
A indústria de fundição do Norte Catarinense é uma empresa fornecedora de produtos automotivos, que devido a grande competitividade do mercado, procura por melhorias para acompanhar a grande exigência de seus clientes. Para isso ela aplicou o conceito de controle estatístico de processo (CEP).
A estatística utilizada nesse caso foi o método da probabilística, como forma de previsão de fenômenos futuros. O método utilizado baseia-se nas informações coletadas da empresa.
Um dos produtos produzidos pela empresa é o bloco de motor para caminhões a diesel, portanto, de suma importância é o teste onde se é medida a qualidade da peça como: resistência e dureza.
A inspeção é feita com a coleta unitária, pelo fato do mesmo ser de difícil manuseio e de grandes dimensões, pegando-se sempre o primeiro bloco de cada lote, onde se determina a qualidade do lote, ou seja, se