vitaminas
O QUE SÃO?
As vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para a manutenção dos processos metabólicos nos seres vivos.
Elas agem como as enzimas, intervindo em funções básicas como o metabolismo, o equilíbrio mineral do organismo e a conservação de certas estruturas e tecidos dos seres vivos.
A carência de vitaminas no organismo pode ser observada com a produção de graves doenças, as avitaminoses. Exemplos: raquitismo, nictalopia (cegueira noturna), pelagra (má absorção de vitaminas por viciados em drogas ou pessoas associadas a AIDS), alterações no processo de coagulação sanguínea e a esterilidade.
São chamadas de hipervitaminoses as intoxicações causadas pela ingestão excessiva de vitaminas. Exemplo: a hipervitaminose A, causada pelo excesso de ingestão de vitamina A, pode levar ao aparecimento de uma pele ressecada e descamativa, dores ósseas e nas articulações, tonturas, queda dos cabelos, etc.
CLASSIFICAÇÃO
Vitaminas hidrossolúveis --> são as vitaminas solúveis em água, absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas.
Vitaminas lipossolúveis --> são as vitaminas solúveis em gorduras, absorvidas no intestino com a ajuda de sais biliares excretados pelo fígado. As vitaminas lipossolúveis são mais armazenadas pelo corpo do que as hidrossolúveis.
TABELA
VITAMINA
CLASSIFICAÇÃO
ONDE É ENCONTRADA
FUNÇÃO
O QUE A FALTA PROVOCA?
A (Retinol)
Lipossolúvel
Vegetais amarelos (cenoura, abóbora, batata-doce, milho), pêssego, nectarina, gema de obo, fígado, etc.
Necessária para o crescimento normal e para o bom funcionamento dos olhos, nariz, boca, ouvidos e pulmões. Previne resfriados e várias infecções. Evita a cegueira noturna (xeroftalmia)
Cegueira noturna, cegueira irreversível nas crianças, aumento da gravidade de infecções; etc.
B2 (Riboflavina)
Hidrossolúvel
Vegetais folhosos (couve, brócolis, espinafre, repolho), ovos, carnes magras, fermento biológico, figado,leite.