Vitaminas
O que é: A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como uma coenzima.
Onde são encontradas: Há uma diversidade múltipla de alimentos com vitamina B7. Confira algumas fontes de onde encontrar vitamina B7: levedura de cerveja, couve-flor, gema de ovo, rim, fígado, leite cogumelos, amendoins, espinafre, arroz integral.
Para que serve: Ela auxilia no metabolismo de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, além de síntese de glicogênio.
Relação no corpo humano: A vitamina B7 pode diminuir dores musculares, prevenir calvície, e promove a saúde de tecido nervoso, glândulas sexuais e medula óssea. É importante para uma pele, cabelo e unhas saudáveis.
Doenças pela ausência: A deficiência de vitamina B7 acontece com pouca frequência. Os sintomas comuns desta deficiência incluem: unhas quebradiças, conjuntivite, depressão, dermatite, fadiga, perda de cabelo, alucinações, perda de apetite, dor muscular, náusea, sintomas neurológicos, fraqueza, entre outros.
Curiosidades: ???
VITAMINA B9
O que é: O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
Onde são encontradas: Alguns alimentos ricos em vitamina B9: espargos, feijões, levedura de cerveja, brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor; vegetais de folhas verde, lentilhas, fígado, cogumelos, suco de laranja, batatas, soja.
Para que serve: Ela ajuda a prevenir problemas no tubo neural e auxiliar na preservação do sistema nervoso.
Relação no corpo humano: A vitamina B9 ajuda muito em melhorar o humor, sendo considerada um ótimo anti-estresse.
Doenças pela ausência: Embora muitos alimentos são enriquecidos com vitamina B9, a sua falta é bastante comum em comparação com outras vitaminas do complexo B. Um alto consumo é recomendado