ADPCM E MODULAÇÃO DELTA
ADPCM (Adaptative Differencial Pulse Code Modulation), é uma forma da modulação PCM. Essa técnica converte som ou uma informação analógica em formato digital. O ADPCM tem por objetivo melhorar o desempenho dos sistemas de codificação PCM e DPCM. Este tipo de codificação faz uso de quantização e predição adaptativa. Na quantização adaptativa, o intervalo de quantização varia com a amplitude das amostras passadas, ao passo que na predição adaptativa existe um ajuste do preditor linear de acordo com variações do sinal de voz e fazendo uso do cálculo dos coeficientes para que o erro seja mínimo.
ADPCM, normalmente chamado de como uma forma de compactação, é uma maneira mais eficiente de armazenar formas de onda de PCM de 8 bits ou de 16 bits. Ele usa apenas 4 bits por amostra, ocupando um quarto do espaço em disco de PCM de 16 bits. No entanto, a qualidade do som é inferior.
ADPCM armazena as diferenças de valor entre duas amostras PCM adjacentes e faz algumas suposições que permitem redução de dados. Devido a essas suposições, freqüências baixas são reproduzidas corretamente, mas qualquer freqüências altas tendem a obter distorcida. A distorção é facilmente audível nos arquivos ADPCM 11 kHz, mas se torna mais difícil de discernir com taxas de amostragem mais elevadas e é praticamente impossível reconhecer com arquivos ADPCM 44 kHz. A modulação delta é uma técnica de modulação de analógico para digital. Essa técnica é usada para converter e transmitir sinais analógicos no formato digital. Ela é bastante utilizada para transmissão de voz, como em telefone e rádio. Este tipo de modulação, em relação a outras técnicas de conversão de analógico para digital, possui como vantagem ter um ruído inferior em dados transmitidos, ocupa uma largura menor de banda, possui um baixo custo de suas operações. Ela também oferece uma maior SNR que outras técnicas de conversão analógico/digital convencionais. A modulação delta é uma variante do