Modulação AM-DSB-SC
Como parte inicial da nossa prática de AM-DSB-SC, montamos o circuito modulador proposto (Fig.1). Este circuito modula uma onda senoidal de 3KHz e 5V de amplitude com uma portadora de 100KHz com amplitude ajustada em 8V, para obter um maior índice de supressão. Foram realizadas medições nos pontos 2 e 3, observando o comportamento do sinal no domínio do tempo e frequência, seguindo com a medição do fator de supressão.
Fig 1. Circuito Modulador AM-DSB-SC
Seguimos então com a montagem do circuito demodulador (Fig. 2), para isso inicialmente foi montado um amplificador com o objetivo melhorar o sinal na entrada do demodulador. Com o circuito montado, ajustamos o potenciômetro para uma melhor visualização no domínio do tempo.
Fig 2. Circuito demodulador AM-DSB-SC
ANÁLISE DOS RESULTADOS:
No ponto 2 do circuito modulador, observamos no domínio do tempo e vemos o sinal formado pelo transistor. Já no domínio da frequência, podemos observar a componente de informação e a portadora suprimida.
No ponto 3 do circuito modulador, observamos o sinal modulado. No domínio da frequência, observamos o comportamento já esperado com a presença das bandas laterais e da portadora suprimida.
No ponto 4 do demodulador, temos um filtro passa-baixa. Nele foram reduzidas as amplitudes das frequencias indesejadas e mantida a raia do sinal mensagem de frequência em 3KHz, isso resultou no sinal demodulado no tempo o qual ainda possui ruído.
Com a frequência defasada em 2KHz, obtivemos os seguintes sinais na saída do demodulador:
RESPOSTA DAS QUESTÕES:
1) Comente os resultados obtidos a partir das medições comparando-os com resultados teóricos esperados.
Todos os resultados práticos condisseram com os resultados obtidos através das simulações, respeitando sempre as diferenças encontradas, tidas como aceitáveis quando comparamos circuitos reais a circuitos simulados