Modulação em amplitude, frequência e fase
[pic]
• AM-DSB: (Amplitude Modulation – Double Side Band) é o sinal de AM com banda lateral dupla mais uma portadora, veja Figura 2.
[pic]
• AM-DSB/SC: (Amplitude Modulation – Double Side Band/Suppressed Carrier) é o sinal de AM-DSB com a supressão da portadora, veja Figura 3.
[pic]
• AM-SSB: (Amplitude Modulation – Single Side Band) sinal de AM com banda lateral simples veja Figura 4.
[pic]
• AM-VSB: (Amplitude Modulation – Vestigial Single Band) sinal de AM com modulação suave, veja Figura 5.
[pic]
1. Para o homem, um sinal audível deve ter uma frequência entre 20 Hz e 20 KHz.
2. O circuito modulador é o responsável por gerar o sinal modulado a partir de um sinal de informação (sinal modulante) e de uma onda portadora (sinal a ser modulado e transmitido).
3. (Complementar todos com nível de potência, tipo de dispositivo demodulador e determinar os sinais nos quatro pontos apresentados) 1. Modulador Síncrono a Diodo: Seu princípio de funcionamento se baseia no fato de que um sinal amostrado por uma função do tipo chave síncrona, gera uma série de harmônicos, que podem ser convenientemente recuperados por uma filtragem passa-faixas.
4.2 Modulador Síncrono a Transistor: O princípio de funcionamento é idêntico ao modulador síncrono a diodo, com a diferença que o chaveamento síncrono com a frequência da portadora é feito pela junção base-emissor do transistor.
4.3 Modulador Quadrático a Transistor: Seu funcionamento é baseado no aproveitamento da região quadrática contida na curva característica de entrada de um transistor em emissor comum, que é exponencial.
5. a) Os resistores R1, R2 e R3 formam um somador resistivo. b) O diodo D1 executa o papel de chave síncrona de frequência fo. c) O conjunto de indutores e capacitores formam um filtro