Transmissão analógica
É utilizada em sistemas de telefonia, desde as mais antigas até as mais modernas.
Sua principal vantagem é o baixo custo de implementação, em contrapartida, não atinge grande velocidade, apesar de ter um bom alcance.
O princípio da transmissão analógica
A transmissão analógica de dados consiste em fazer circular informações num suporte físico de transmissão sob a forma de onda. A transmissão dos dados faz-se através de uma onda portadora, uma onda simples cujo único objetivo é transportar os dados por modificação de uma destas características (amplitude, frequência ou fase), é a razão pela qual a transmissão analógica é geralmente chamada transmissão por modulação de onda portadora. De acordo com o parâmetro da onda portadora que fazemos variar, distinguir-se-á três tipos de transmissões analógicas:
A transmissão por modulação de amplitude do portador
A transmissão por modulação de frequência do portador
A transmissão por modulação de fase do portador
A portadora é um sinal analógico em forma de onda (tipicamente senoidal) que será modulado (alterado) para representar a informação a ser transmitida. A portadora é, geralmente, de frequência superior à do sinal modulador (o sinal que contém a informação).
A portadora é utilizada na radiodifusão. Os sinais de modulação em frequência (FM) e de modulação em amplitude (AM) são ambos transmitidos com o auxilio de frequências específicas a portadora. A frequencia própria de uma estação de rádio é, na verdade, a frequencia central da portadora.
Modulação em Amplitude
Na transmissão AM, o sinal da portadora é modulado de forma que sua amplitude varie com as variações de amplitude do sinal modulado. A frequencia e a fase da portadora permanecem inalteradas, somente a amplitude muda para acompanhar as variações nas informações.
Modulação em Frequência
A frequencia do sinal da portadora é modulada para acompanhar as mudanças de tensão