Visoes Cognitivistas
Primeira parte
Visão Cognitivista
Trata-se de uma abordagem geral que vê a aprendizagem como um processo mental ativo de aquisição, lembrança e uso de conhecimentos.
Comparação entre visões cognitivistas e comportamentais
As visões cognitivistas e comportamentais diferem em seus pressupostos sobre o que é aprendido. Na visão cognitivista, conhecimento é aprendido e mudanças no conhecimento possibilitam mudanças de comportamento.
Na visão comportamental, os novos comportamentos são eles próprios aprendidos.
O papel do reforço
As duas visões admitem a importância do reforço no processo de aprendizagem, mas por diferentes razões:
Para a visão comportamental o reforço tem como função fortalecer as respostas.
Para a visão cognitivista o reforço é uma fonte de feedback sobre o que poderá acontecer se os comportamentos forem repetidos – como uma fonte de informação.
O aprendiz
Na perspectiva cognitivista o aprendiz é um agente ativo no processo de aprendizagem, que têm experiências anteriores, buscam informações para resolução de problemas e organizar o que já sabem, afim de obter novos insights.
Insight: Trata-se de um processo que quando completado dá ao indivíduo a nítida impressão de ter compreendido alguma coisa ou ter chegado a solução de um problema.
O termo refere-se a uma compreensão imediata ou entendimento interno. (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA;
1999).
Estudos sobre a aprendizagem
São encontradas também diferenças entre as visões comportamentais e visões cognitivistas nos métodos utilizados para estudar a aprendizagem. Grande parte do trabalho sobre princípios comportamentais de aprendizagem tem sido com animais em experiências laboratoriais controladas. Objetivo: Buscar leis gerais de aprendizagem que se aplicam a todos os organismos superiores, incluindo seres humanos, independentemente de idade, inteligência e outras diferenças individuais.
Os