questões renato
De uma forma simples o desafio cognitivo pode ser reduzido a afirmação de que a psicologia oferece resposta a questão “que papel os pensamentos desempenham no controle do comportamento humano”?
02. Qual a critica das teorias cognitivas ao behaviorismo radical? Qual a resposta que o behaviorismo radial dá a essas critica?
Os teóricos cognitivos atuais que as explicações estritamente ambientais, verificáveis inter sujeitos são simplistas e incompletas a menos que sejam reforçadas por uma consideração do controle cognitivo. Em resposta o Behaviorismo não nega que o pensamento como comportamento pode desempenhar um papel no controle de outras ações humanas. Contudo, contesta causas mentalistas do comportamento humano envolvendo eventos que não existam no espaço e no tempo.
03. Porque o Behaviorismo Radical considera eventos privados, como pensamentos e sentimentos, comportamentos? O que ele exclui dessa classificação e por que?
Para o Behaviorismo, o comportamento é uma atividade observável pelo organismo, pensamentos e sentimentos são observáveis pelo individuo que sente tais ações, logo, são comportamentos. Porem, o autor exclui pensamentos, esquemas, estruturas cognitivas e similares.
04. Cite algumas características levantadas no texto que diferenciam a observação de eventos públicos dos eventos privados.
As condições que um individuo pode observar, seus próprios eventos privados, pode ser diferente daquelas envolvendo a observação das ações manifestadas de outros, disso o tipo de analise que o comportamento publico é submetido pode não ser possível com eventos privados. Porem, ao pensamento não cabe nenhum status especial por sua privacidade.
05. O autor diz “ao pensamento como comportamento não é dado qualquer status especial, devido á sua natureza privada”. Qual a critica implícita nessa proposição?!
R: Uma critica ao mentalismo, o autor não faz o especial por estar privado, ele é um