Análise de Livros Didáticos
UNIDADE DE MORRINHOS
CURSO DE HISTORIA
Disciplina de Geo-História
Acadêmico: Leandro Rodrigo de Souza
Professor: Júlio Cesar Meira
Análise de Livros Didáticos
Referências:
MOCELLIN, Renato: Para compreender a história, 8º ano/ Renato Mocellin – São Paulo: Editora do Brasil, 1997.
CARDOSO, Oldimar: Tudo é História, 9º ano/Oldimar Pontes Cardoso– São Paulo: Editora Ática, 2006.
1.1 - Apresentação: Os dois livros analisados foram do ensino fundamental. O primeiro de Renato Mocellin “para compreender a História” do 8º ano de 1997. E o segundo livro foi de Oldimar Cardoso “Tudo é História”, do 9º ano de 2007. Os dois livros em si se dispõe de bons conteúdos com clarezas nas escritas e uma escrita de fácil entendimento bem chamativo principalmente o segundo livro que tem várias ilustrações com grande dialogo com as imagens, podendo assim prender mais a atenção do aluno durante a leitura.
1.2 – Conteúdo: No livro Para Compreender a História de Renato Mocellin - 8ºano contém 263 paginas com conteúdos, glossário e as referências e mais 23 páginas sendo de apresentação e sugestões dos capítulos. Este livro e de espessura média. No capitulo analisado 06 ‘A Revolução Industrial’ contém apenas sete paginas contendo no final propostas de atividades com 10 questões. No livro Tudo é História de Oldimar Cardoso – 9º ano contém num total de 304 páginas sendo um livro de espessura média. O capitulo analisado foi o 04 ‘Os fascismos’, contendo 12 páginas com 06 etapas de atividades distribuídas em todo o capitulo.
1.3 – Proposta de atividades: No capítulo ‘A Revolução Industrial’ as atividades propostas são todas de respostas relacionadas ao conteúdo não tendo nenhuma pessoal ou de comparação. No capítulo ‘Os fascismos’, contém uma série de módulos de atividades:
O primeiro módulo de atividades e composto por 04 questões introdutórias uma delas e relacionada à atualidade;
O segundo módulo de atividades