modulação por codigo
Alessandra Rosa
Carolina da Silva Miranda
Modulação por Código de Pulso
(PCM)
Curitiba
2014
Alessandra Rosa
Carolina da Silva Miranda
Modulação por código de pulso
(PCM)
Estudo dirigido apresentando ao curso técnico de telecomunicações do instituto federal do paraná, como requisito parcial de avaliação.
Orientador: Bernardo Lopes Corrêa da Costa.
Curitiba
2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo a pesquisa sobre a modulação por código de pulso (PCM). Teremos aqui informações sobre os processos de geração da modulação por código de pulso como amostragem, quantização e codificação.
Falaremos também sobre as variantes da modulação por código de pulso, tais como modulação por impulso codificados diferenciados (DPCM), modulação por código de pulso diferencial adaptativo (ADPCM) e por modulação delta.
Serão mencionados nesse estudo as vantagens e desvantagens da modulação por código de pulso e o seu uso prático em sistemas comerciais.
No estudo será mencionado sobre o que é a modulação por código de pulso, como é desenvolvida e onde é aplicada, demonstrando como funciona e a sua importância.
Palavras Chave: Modulação, código, Pulso, PCM, ADPCM e DPCM.
INTRODUÇÃO
Uma grande parte dos sinais de informações que são processados em uma rede de telecomunicações são sinais analógicos, tal como por exemplo o sinal produzido pelo microfone do aparelho telefônico. Para realizar o processamento digital destes sinais, é necessário convertê-los para um formato digital.
A técnica mais conhecida e utilizada para realizar a conversão de um sinal analógico em digital é a modulação por código de pulso, abreviadamente denominada de PCM (Pulse Code Modulation) . A técnica PCM foi patenteada, em 1939, pelo Sr. Alec. Reeves, quando era