Sistemas de Comunicação
OBJETIVO: Familiarizar o estudante com a maioria dos Sistemas de
Comunicação Analógicos e Digitais existentes, abordando os principais conceitos e técnicas envolvidas.
1 – Sistemas de Comunicação
Os Sistemas de Comunicações tem a função de transportar informações de uma origem até um destino distante através de sinais/ondas eletromagnéticas.
São compostos de:
Fig.: 01 – Sistema de Comunicação
•
•
•
•
•
TRANSDUTOR de entrada – converte o sinal de entrada (o microfone de um interlocutor de uma rádio, por exemplo) em um sinal elétrico em Banda Base
(sinal antes de sofrer qualquer tipo de modulação).
TRANSMISSOR – dispositivo eletrônico que adapta/acopla o sinal banda base ao meio de transmissão; realiza o processo de modulação. Pode ser um modem, um rádio-transmissor, etc.
MEIO OU CANAL DE TRANSMISSÃO – é o meio que será vencido pelo sinal gerado pelo transmissor. Pode ser guiado ou não-guiado.
RECEPTOR – dispositivo eletrônico que converte o sinal transmitido, que passou pelo meio/canal de transmissão, onde pode ter sofrido alguma alteração, em banda base novamente.
TRANSDUTOR de saída – converte o sinal elétrico recuperado e já re-convertido em banda base, recebido pelo receptor, em informação “inteligível” (um alto falante depois de passar por um amplificador, por exemplo).
1.1 – Caracterização da onda
Como estudamos em Física, toda onda pode ser caracterizada por três argumentos:
Sistemas de Comunicações - 1
1) Amplitude (A);
2) Freqüência angular (ω); lembre-se que ω = 2π.f
3) Fase (φ).
Nos sistemas de comunicação a informação/mensagem que será transmitida é uma onda ou a composição de ondas alternadas caracterizadas por estes argumentos e podem ser representadas pela equação (será demonstrada esta composição mais à frente):
࢙ሺ࢚ሻ = . ࢉ࢙ሺ࣓. ࢚ + ࣐ሻ
eq. (1)
Obs.: Deve ser lembrado que a função cosseno varia de -1 a +1.
Nos sistemas de comunicação o TRANSMISSOR e RECEPTOR poderão