Sistemas de comunicação
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JEAN PIAGET
MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Domínio Cognitivo e Motor
“Sistemas de Apoio à Comunicação”
UNIDADE CURRICULAR: Sistemas de Apoio à Comunicação
DOCENTE: Professora Filomena Rodrigues
Sílvia Jesus Marta Garcias
Almada, 8 de Junho de 2012
Índice Introdução 2 Parte Teórica 4 Comunicação 5 Comunicação Aumentativa e Alternativa 6 Os sistemas sem ajuda 8 Os sistemas com ajuda 8 Sistemas de Comunicação – Caracteristicas Gerais 8 Tipos de Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa 9 SPC (Símbolos Pictográficos para a Comunicação) 9 PECS (Picture Exchange Communication System) 11 Bliss ( Blissymbolics) 12 Makaton 13 PIC ( Pictogram Ideogram Communication) 13 Limites, restrições e impedimentos ao uso dos Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa 14 Parte Prática 16 Conclusão 18 Bibliografia 19
Introdução
* A comunicação liga os indivíduos ao mundo, tornando-os capazes de estabelecer relações entre si. Nos indivíduos com deficiências, a comunicação está comprometida e esse comprometimento é tanto maior quanto mais severa for a deficiência, isolando-os do mundo. Considero importante que esses indivíduos desenvolvam a intenção comunicativa e que não sejam apenas um instrumento de resposta às solicitações do parceiro.
Uma das mais importantes necessidades do ser humano é a necessidade de se ligar a outros seres, relacionar-se com eles e, através de um sistema verbal ou não verbal, comunicar.
A comunicação é fundamental para que se consiga exprimir opiniões, vontades, necessidades, desejos, conhecimentos, entre outros.
Mas infelizmente nem todos têm essa capacidade de o fazer através do processo normal de comunicação, ou seja através da fala juntamente com gestos. Existem pessoas que precisam de apoios para conseguirem transmitir aos outros as suas mensagens.
Foi então