Os sistemas de comunicação
Os sistemas de Telecomunicações foram desenvolvidos para possibilitar a comunicação a distância e é esta a origem do termo. A palavra Telecomunicações vem da combinação do prefixo grego "tele" que significa distante com a palavra comunicação. Os sistemas de telecomunicações buscam na maior parte das vezes estabelecer a comunicação entre duas pessoas ou, como tem acontecido mais recentemente, entre dois computadores. Este tipo de comunicação é denominada ponto a ponto. A comunicação pode ser também ponto-multiponto como no caso do rádio e da televisão em que a difusão da informação (broadcasting) ocorre para várias pessoas.
O elemento constitutivo básico de um sistema de telecomunicações é o enlace (link) de telecomunicações, ele vialibiliza o transporte da informação de um ponto a outro através de sinais elétricos, eletromagnéticos ou ópticos que se propagam em um meio. Os sistemas e redes de telecomunicações são formados por enlaces de comunicações como o representado na figura a seguir.
Comunicação entre pessoas
A comunicação entre pessoas através de sistemas de telecomunicações desenvolveu-se principalmente na forma de comunicação de voz e sons dando origem ao sistema telefônico e ao rádio. A transmissão de imagens associadas ao áudio deu origem aos sistemas de TV aberta existentes hoje.
Estes sistemas eram na sua origem sistemas analógicos como exemplificaremos a seguir com o sistema telefônico.
Telefone
O grande avanço que permitiu o desenvolvimento do telefone, patenteado por Alexander Graham Bell em 1875, foi a descoberta de um mecanismo que permitia a transformação da informação contida na Voz (ondas sonoras) em variações de corrente em um circuito elétrico (sinal slétrico) e vice-versa.
Esta transformação é representa pelo circuito elétrico