qualidade de vida
Vários são as questionamentos relativos ao conceito de Qualidade de Vida e muitos são os ângulos pelos quais se pode estudá-la A Qualidade de Vida pode ser diferenciada segundo objetivos, formas de abordagem, resultados observados e interpretações apropriadas ao contexto no qual é estudada ou aplicada. Uma discussão que começa a ser desenvolvida relaciona-se às formas de interação entre as pessoas, o ambiente e a sociedade e sua in-influencia sobre a Qualidade de Vida. O estudo desse processo exige julgamento adequado, segundo diferentes épocas, culturas e classes sociais . Embora seja imprescindível reconhecer que para atingir boa Qualidade de Vida é indispensável a posse de bens materiais alguns dos componentes da Qualidade de Vida plena relacionam –se a valores e padrões éticos. Nos dias atuais, diante das mudanças observadas na redução das taxas de natalidade e o aumento do numero de pessoas da terceira idade , o que altera o perfil populacional em muitos paises, que questiona-se como proporcionar Qualidade de vida de acordo com cada faixa etária .
Outro aspecto que chama atenção refere-se a utilização da prática da atividade física dirigida para a Qualidade de Vida e a saúde. Quais doenças podem ter seu curso modificado ao incluirmos a atividade física em programas de prevenção de agravos e enfermidades? Essas poucas questões indicam a importância de aprofundar o conhecimento, tanto das bases conceituais quanto das técnicas de estudo e aplicação prática sobre a Qualidade de Vida em suas diversas formas de expressão.
OS MULTIPLOS SIGNIFICADOS DA QUALIDADE DE VIDA
Não são poucos os significados atribuídos à boa Qualidade de Vida. Dificilmente se consegue unanimidade de opiniões entre pessoas da mesma comunidade, quem dirá de toda uma sociedade. Arriscamos listar alguns elementos que estariam presentes na maioria das opiniões: Segurança, felicidade, lazer, saúde, condição