Politica: Para que?
Política é a arte de governar, de gerir o destino de uma cidade, de um estado e o país.
A palavra política faz parte do nosso dia a dia.
Mas hoje em dia com todo os problemas de corrupção, muitas pessoas entendem a palavra política à politicagem que é uma falsa política.
A política é ligada a relações de poder, e poder é a capacidade de produzir efeitos sobre os indivíduos ou grupo. O poder se define em quem exerce o poder e o daquele sobre o qual o poder é exercido.
O filosofo Frances Gérard Lebrun dizia que: Se numa democracia, um partido tem peso político, é porque tem força para mobilizar um certo numero de eleitores. Se um sindicato tem peso político, é porque tem força para deflagrar uma greve.
ESTADO E LEGITIMIDADE DO PODER
Entre as diversas formas de força e poder, que se referem a política, vamos falar da força e poder da política do Estado.
-Nos Estados teocráticos;
-Nas monarquias hereditárias;
-Nos governos aristocráticos;
-Na democracia;
A INSTITUCIONALIDADE DO PODER
Na Idade Moderna, com o fortalecimento das monarquias nacionais, o Estado passou a deter a posse de um território e começou a fazer suas leis, recolher impostos, ter um exército.
Para Max Weber, filosofo e sociólogo alemão, o Estado moderno é reconhecido por dois elementos constitutivos: a presença do poder administrativo e o monopólio legitimo da força.
Assim o Estado, que predominava o pensamento religioso, que era todo o poder emanado por Deus, passa a ter uma teoria da origem social.
REFLEXÃO SOBRE DEMOCRACIA
A palavra democracia vem de dois termos gregos, demos e kratia, “governo do povo”.
Se política significa “o que se refere ao poder”, perguntamos: “Onde é o lugar do poder na democracia?’’ Segundo Marilena Chaui, o conceito de democracia são as idéias de conflito, abertura e rotatividade.
-Conflitos ; para muitos o conflito deve ser evitado.
-Abertura ; na democracia a