regra de três
A regra de três simples é utilizada para resolver situações que envolvam grandezas diretamente proporcionais, isso quer dizer que, ao aumentar uma delas, a outra aumenta na mesma proporção. O que caracteriza duas grandezas diretamente proporcionais é a razão entre dois valores, uma delas é igual à razão entre os valores correspondentes da outra. Vamos pensar na situação do consumo de energia elétrica de alguns aparelhos domésticos. Partindo do fato de que, quanto mais você usar, mais energia irá pagar, assim: Exemplo:
TABELA 01 – CONSUMO DE ENERGIA POR APARELHOS DOMÉSTICOS
Aparelho
Tempo de uso por dia
Consumo (KWh)
Geladeira
8h
210
Computador
12h
50,4
TV
7h
18,9
Chuveiro
1h
46,6
FONTE: O autor
De acordo com a tabela 01, podemos observar que, quanto maior é o tempo de uso dos eletrodomésticos, maior será o consumo de energia de cada um. Isso quer dizer que tempo e consumo são grandezas diretamente proporcionais. Se o uso da TV fosse de 15 horas por dia, qual seria o consumo? Veja que a energia é indicada por (x).
Tempo de uso
Consumo (KWh)
7 h
18,9
15 h x Isso quer dizer que a proporção é de , para obtermos o valor do (x), basta multiplicar numerador da primeira fração pelo denominador da segunda fração, e vice-versa, veja:
Ou seja, a TV vai consumir 40,5 (KWh) se ficar ligada 15 horas
RAZÕES E PROPORÇÕES Razão de dois números é o quociente simplificado do primeiro pelo segundo, sendo o segundo diferente de zero. NOTA - LEMBRANDO
Quando falamos de quociente, estamos falando da divisão de dois números, e o quociente é o resultado dessa divisão; assim, o segundo precisa ser diferente de zero, pois não existe divisão por zero.
Proporção é a igualdade de duas razões.
Exemplo:
Há quatro números em uma sequência: 1, 4, 3, 12. Nessa ordem, formam uma proporção.
Assim:
, lê-se: 1 está para 4, assim como 3 está para 12. A