Modulaçao analogica
Sistemas Analógicos e Digitais
História da telefônia
Os sistemas telefônicos analógicos tem sua origem em 1861 quando foi concebido por um inventor alemão Johann Phillip Reis filho de portugueses judeus. Filiado a Associação de Físicos de Frankfurt e lecionando física no Instituto Garnier aos 27 anos J. P. Reis faz sua primeira demonstração pública, provando a possibilidade teórica da conversão de variações de corrente elétricas em ondas sonoras. Na época a comunidade cientifica não compreendeu bem sua invenção. Sua invenção tem o nome “Das Telephon”
Reconhecimento
Reis faleceu em 1874, no ano de 1876 o jornal New York times escreve um editorial intitulado “The Telephone” descrevendo a invenção de J.P. Reis, a Associação de Físicos de Frankfurt o homenageia construindo uma estátua no centro de Frankfurt o departamento alemão de comunicações cria dois selos postais em homenagem ao inventor do telefone.
Nos livros de histórias
O que todos nos sabemos é que o inventor do telefone é o escocês Alexander Graham Bell que no ano mesmo ano de 1876 obteve uma patente norte americana nº 174.465, mas para que obteve-se esta patente teve que enfrentar nos tribunais o engenheiro norte americano Elisha Gray.
Alexander Graham Bell
Elisha Gray
Nesta foto podemos ver uma comparação das anotações de Alexander Graham Bell e Elisha Gray, os dois inventores tinha a idéia de transmitir a voz humana utilizando a corrente elétrica, porém Graham Bell se dedicava a uma melhor sonorização, compreensão da voz que era transmitida, enquanto Elisha Gray dava ênfase a intensidade da corrente elétrica que conduzia a voz.
Com o fato de Graham Bell obter a patente o mesmo começou a demonstrar sua invenção ao mundo, na exposição de Filadélfia apresentou o telefone ao imperador do Brasil Dom Pedro II que ao ver o funcionamento do telefone exclamou “ Meu Deus isto fala” e assim encomendou o primeiro telefone do Brasil no ano de 1877 e outros pelo mundo. E no ano