pensamento complexo
Em seu texto “ Da necessidade de um pensamento complexo” E. Morin fala da dificuldade que temos em compreender a realidade e a importância em desenvolvermos um modo de pensar menos mecanicista, estamos acostumados a crer que podemos conhecer algo em sua amplitude a partir do estudo de suas partes isoladas, sem procurar a causa de seus efeitos.
O pensamento complexo nos mostra que para termos uma visão mais ampla da realidade devemos interligar as coisas a um sistema, não podemos compreender o homem sem antes conhecer o meio em que ele vive, pois sofremos influências externas, e não podemos conhecer o ambiente sem estudar o homem que habita este local uma vez que o homem modifica o meio. O grande desafio do pensamento complexo é unir o que não está separado, ou seja, unir o que está separado só na nossa cabeça.
PLATÃO – A REPÚBLICA – A NATUREZA HUMANA
1. .Por que, ainda de acordo com as ideias expostas na República, a razão deve ter, de um ponto de vista ético, privilégio em relação aos demais elementos da natureza humana?
O homem governado pela razão, consegue analisar o mundo a sua volta de forma imparcial, não se deixa influenciar pelas emoções e nem por interesses pessoais, procura ser justo em suas atitudes e age sempre com sabedoria pois já viveu a experiência da glória e da riqueza e percebeu que são recompensas passageiras, percebeu ainda que só a busca pelo conhecimento e pela verdade é capaz de acalmar sua alma e é a única riqueza que realmente é sua, a única riqueza que ninguém consegue tirar de ti.
Portando a razão deve sempre falar mais alto, pois é desprendida de interesses particulares e através dela somos capazes de julgar de forma mais justa, somos capazes de tomar decisões mais racionais.
2. Comente o texto historicamente
No texto Platão descreve três tipos de homem, o que procura glória e sucesso, o que procura riqueza e lucro e o homem que busca o