trabalho social
Serviço Social
Grasiela Aparecida Maciel - 422442
Isabelle Mariane Pradela Cunha - 422461
Patrícia Martinelli de Souza Silva - 422749
Kátia Cristina da Silva - 422506
Sandra Rosana Barbeirato - 422797
Sociologia
Atividades Práticas Supervisionadas
Professora: Cláudia Benedetti
Promissão, 25 de Novembro de 2013.
Diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução Americana
A Revolução Francesa ocorreu em 1789 e a Revolução Americana aconteceu no ano de 1776, ambas foram Revoluções liberais - democráticas, mas se diferenciam pelas razões que levaram às revoltas e por suas declarações; de um lado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e do outro a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi um documento da Revolução Francesa no qual foi colocado que os direitos dos homens passariam a ser universais, sendo válidos e exigíveis a qualquer tempo e em qualquer lugar, ou seja, pertenciam à natureza dos homens. “A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos.” (Documento “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” 1789)
A declaração foi baseada no Iluminismo e proclamou junto com os direitos dos homens, as liberdades de cada um. Formada por dezessete artigos, essa declaração inspirou Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Francesa. A Revolução Americana começou no conflito entre as tropas do Reino Unido e os colonos americanos, os Britânicos declararam guerra contra os rebeldes colonos os rebeldes