Vitaminas
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
BIOQUÍMICA I
Élida Ferreira Lopes Landin
Vitaminas
Junho
2013
Introdução
As vitaminas são micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária. São classificadas conforme sua solubilidade. Cada uma é responsável por uma ou mais funções específicas, independentemente do grupo a que pertencem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras ou hidrossolúveis, aquelas solúveis em água.
Vitaminas
São micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. São compostos orgânicos não relacionados quimicamente aos principais grupos de nutrientes. Não são sintetizadas por humanos em quantidades adequadas, devendo ser suplementadas através da dieta. Nome de origem latina (vita= vida + sufixo amina).
Podem ser classificadas de acordo com a sua solubilidade. Assim temos as proteínas:
Lipossolúveis: são absorvidas como lipídeos da dieta. Armazenadas em órgãos como o fígado e tecido adiposo. Ela é excretada conjuntamente com a Bile. Como exemplos A (ou retinol, D (ou colecalciferol, E (ou tocoferol), K ........ (ou fitoquinona).
Hidrossolúveis: estás são absorvidas no intestino, não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando em excesso, elas são facilmente excretadas na urina. Devem ser supridas continuamente na dieta. Como exemplo C (ou ácido ascórbico).
As vitaminas são necessárias para a execução de funções celulares específicas. As enzimas hidrossolúveis, por exemplo, são precursoras de coenzimas para as enzimas do metabolismo intermediário.
No grupo das hidrossolúveis