GESTÃO AMBIENTAL
RISCO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁERAS URBANAS
IBOTIRAMA -BA
2012
RISCO E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁERAS URBANAS
Trabalho apresentado ao Curso Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Saude e Meio Ambiente,Planejamento urbano e ambiental,Planejamento Agroflorestal e meio ambiente, Estatistica e meio ambiente.
Profs.
IBOTIRAMA - BA
2012
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo conhecer a fragilidade ambiental do município de Ibotirama/BA onde tem a sua caracterização sócio-demográfica e econômica do município. Para essa caracterização podem ser utilizadas fontes secundárias (dados IBGE) e o Plano Diretor. O município de Ibotirama, de acordo com a regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizam-se na Mesorregião Geográfica do Vale São Franciscana e na Microrregião de Barra, oeste do estado da Bahia. Desmembrado de Paratinga, o território ganha emancipação política aos 7 de abril de 1959. O município limita-se ao Norte com o município de Barra, ao Sul com o município de Paratinga, a leste com os municípios de Morpará e Oliveira dos Brejinhos e a Oeste com os municípios de Barra e Muquém do São Francisco (IBOTIRAMA, 2009). Ibotirama possui clima Tropical Semi-Árido e encontra-se na região limítrofe entre o Cerrado e a Caatinga. Ainda de acordo com as informações do site da prefeitura do município, a agricultura é sua principal atividade econômica, sendo também representativos a pecuária e a pesca.
Quanto ao setor de transformação, há no município casas de farinha de mandioca, pequenos fabricantes de requeijão, beneficiamento da cera de carnaúba, óleo de babaçu, fabricação de tijolos e telhas de forma rudimentar [...] cinco cerâmicas (blocos, telhas,filtros, potes de água, vasos) [...]duas máquinas de beneficiamento de arroz, uma pedreira, cinco