Vitaminas: com e sem elas
PRINCIPAIS FUNÇÕES, FONTES DE VITAMINAS E AVITAMINOSE
IMPORTANCIA E FUNÇÃO DAS VITAMINAS: são micronutrientes fundamentais para o processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteína em nosso organismo. As vitaminas funcionam como elos essenciais que ajudam a regular a cadeia de reações metabólicas e facilitam a liberação de energia contida na molécula de alimento.
FONTES DAS VITAMINAS: Nosso organismo produz só dois tipos de vitamina que é a vitamina a D que é sintetizada na pele por meio dos raios solares e K que são 'fabricadas' pela flora intestinal, as demais vitaminas adquirimos por meio da dieta, como carnes, legumes, grãos, verduras.
DEFICIENCIA DE VITAMINA: Chamamos de avitaminose, e significa carência de vitaminas no corpo, causada pela má absorção do organismo ou pela falta de ingestão vitamínica. Algumas doenças que são provocadas pela falta de vitaminas e minerais podem ser, anemia, obesidade, distúrbios metabólicos e outras.
DIVISÃO OU CLASSIFICAÇÃO DAS VITAMINAS: As vitaminas são dividas conforme suas solubilidades, ou seja, onde são solúveis, podendo ser lipossolúvel, significa que é solúvel em gordura e hidrossolúvel solúvel em água.
TIPOS DE VITAMINAS:
Vitamina A (RETINOL)
Importância: A vitamina A ajuda a combater os radicais livres que estão circulantes no sangue e destroem as células do nosso corpo, contribuindo para o retardo do envelhecimento das células, é também excelente para a visão, pois contribui para o bom funcionamento da retina e previne certas doenças como a xeroftalmia
Fonte: frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre e gorduras amarelas de alimentos animais como fígado, ovos e leite.
Deficiência: O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização e perda do paladar.
Vitamina D (CALCIFEROL)
Importância: auxilia na