Vitamina
Vitamina
Função
Deficiência
Excesso
Fontes
A
Visão: auxilia na captação da luz para sua transdução em sinais nervosos; Desenvolvimento embrionário;
Crescimento: regula crescimento e desenvolvimento do sistema músculo esquelético; Diferenciação celular: pode inibir crescimento e diferenciação de células cancerosas; Imunidade: regulação da síntese de muco pelas células que funciona como barreira para infecções.
Cegueira noturna: incapacidade do olho se adaptar a ambientes com luz reduzida; Mancha de Bitot: acúmulo de células queratinizadas na conjuntiva; Xerose da conjuntiva: ressecamento da conjuntiva por falta da secreção de mucina; Querotomalácia: degeneração da córnea e da conjuntiva (cegueira irreversível).
Consumo crônico de 10x acima das recomendações nutricionais; Para indivíduos que consomem vit. A em excesso na forma de suplementos, a toxicidade passa a ser tão perigosa quanto a deficiência; Vômito, perda de peso, febre, cefaleia, alopecia, prurido e pele seca, hepatomegalia, dores ósseas e articulares e aumento da pressão intracraniana.
Homens: 900ug/dia
Mulheres: 700ug/dia
Manteiga, ovos, carnes, leites, mamão, cenouras, folhas.
D
Influencia a absorção e o metabolismo de cálcio e fostato; Essencial para o crescimento e desenvolvimentos normais; Importante para a formação e a manutenção de ossos e dentes.
Raquitismo na criança; Osteomalácia no adulto.
Hipercalcemia – nefrolitíase e esclerose coroniana.
D2- ergocalciferal: alimentos de origem vegetal e fortificados; D3- colecalciferol: sintetizada na pele por ação dos raios ultravioleta partir do 7-desidrocolesterol. Este composto é encontrado nos óleos de fígado de peixes. 5ug/dia até 50 anos, 10ug/dia de 50 a 70 anos, 15ug/dia mais de 70 anos.
Peixes, ovos, manteiga.
E
(tocoferois)
Proteção contra infertilidade; Potente antioxidante: ação protetora contra a oxidação de proteínas, do DNA, das partículas de LDL, inibição da oxidação dos lipídeos das membranas celulares e