vitamica c
A vitamina C conhecida como ácido ascórbico é caracterizada como uma das 13 fundamentais vitaminas que compõe um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo.
É uma das vitaminas hidrossolúveis, isso significa dizer que o organismo usa o necessário e elimina o excesso. Apesar disso especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60 mg para 100-200 mg por dia.
Eles enfatizam que, sempre que possível, a vitamina C deve ser obtida de frutas e vegetais, e que as pessoas podem ingerir a quantidade recomendada comendo cinco porções de frutas e vegetais por dia. A vitamina C é encontrada principalmente em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentão-doce e brócolis.
A vitamina C possui inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens, na síntese de hormônios e neuro-transmissores importantes, como a adrenalina, secretada durante situações estressantes, redução do nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e, promove a absorção, depósito e transporte do ferro a partir da dieta aumentando a absorção deste nutriente pelo organismo, ajudam ainda o organismo a responder às infecções e ao estresse. Se o organismo não receber quantidades diárias suficientes de vitamina C, ele ficará mais propenso a apresentar esquimoses na pele, sangramento nas gengivas, má cicatrização das feridas, perda de dentes, dores nas articulações e infecções.
As NDRs (necessidades diárias recomendadas) de vitamina C para a maioria das pessoas com idade igual ou superior a 15 anos são 60mg por dia. Entre as pessoas que necessitam de maiores quantidades de vitamina C