Setor alimenticio
— Publicado em: 14/03/2011 20:49
Lojas da Subway, rede de lanches magros, já superam Mc Donald’s, conhecido pelo hambúrguer
Tweet
Empresas investem em verduras e legumes, de preferência crus, para aumentar os lucros - Foto: Larissa Lima
LARISSA LIMA
Especial para o RROnline*
A busca por uma alimentação saudável é crescente no mundo inteiro. Muitas empresas resolveram investir no setor e logo viram o retorno financeiro. A expectativa é que o ramo cresça cerca de 26% até 2012, futurando U$ 717 bilhões ao ano, segundo a Euromonitor Internacional, instituição de pesquisa e análise de consumo. A estimativa foi feita com base nos números de 2007, quando o ganho do setor foi de U$ 569 bilhões.
A boa fase já pode ser vista no aumento de lojas de alimentos mais leves. Em nota divulgada pelo norte-americano Wall Street Journal, a rede Subway, especializada em lanches com pouco teor de gordura, chegou a 33.749 restaurantes no mundo no final do ano passado. Já o Mc Donald’s, conhecida por seus hambúrgueres, registrou 32.737 estabelecimentos no planeta, 1.012 a menos na análise do mesmo período.
No Brasil, não é diferente. A rede Subway já sentiu o otimismo dos cálculos do levantamento. “Conseguimos aumentar o faturamento em 30%, em relação ao ano de 2009”, disse a gerente da unidade de São Bernardo, Tatiana Lima.
De acordo com Tatiana, o grande diferencial da cozinha do “bem-estar” é o modo de preparo. Em seu ambiente de trabalho, a comida não vai para o fogão. Na cozinha, não há óleo. Os ingredientes são consumidos, na maioria das vezes, crus, apenas cortados em tiras ou rodelas para facilitar o manuseio.
Para a nutricionista Maristela Bassi Strufaldi, de São Caetano, a ascensão dos restaurantes que servem alimentos mais magros é reflexo da preocupação com a saúde por parte de uma significativa parcela das pessoas. “No meu consultório, percebo que hoje a população se alimenta melhor,