Tipos de Telha
As telhas cerâmicas são dividas são agrupadas em dois tipos, as de encaixe e as de capa e canal.
Telhas cerâmicas de encaixe:
Possuem nas suas bordas saliências e reentrâncias que permitem o encaixe entre elas, quando da execução do telhado.
Dentre as telhas de encaixe, temos a telha tipo francesa, a romana e a termoplan.
A francesa é conformada por prensagem; possui, além dos encaixes laterais, um ressalto na face inferior para apoio na ripa e outro que serve para fixação à ripa.
A romana é conformada por prensagem também, apresentando uma capa e um canal interligados na mesma peça.
A termoplan é fabricada por extrusão, apresenta furos ao longo de seu comprimento, o que permite a passagem do ar, com intenção de melhorar o desempenho térmico da telha.
Das três telhas, somente a francesa esta normalizada pela ABNT, e aguarda-se a normalização das outras.
Telhas cerâmicas de capa e canal:
Apresentam formato de meia-cana, fabricadas pelo processo de prensagem, caracterizadas por peças côncavas (canais) que se apoiam sobre as ripas do telhado e por peças convexas (capas) que se apoiam nos canais. Os canais apresentam um ressalto na face inferior, para se apoiarem nas ripas, e as capas costumam possuir reentrâncias com o intuito de permitir o perfeito acoplamento com os canais; ambos possuem detalhes que visam impedir o deslizamento das capas em relação aos canais. Existem três tipos de telhas de capa e carnal: a colonial, a paulista e a plan.
A colonial é proveniente das primeiras telhas trazidas para o Brasil pelos portugueses. Apresentam um único tipo de peça destinada tanto para os canais como para as capas, no caso das capas, sem reentrâncias.
A paulista apresenta a capa com largura um pouco inferior à largura do canal, o que confere ao telhado um efeito plástico bastante diferenciado daquele verificado com o uso do colonial.
A plan apresenta as formas acentuadamente retas, o que confere ao telhado características