tipos de telha
As telhas cerâmicas são de uso mais corrente no Brasil, sobretudo em construções residenciais unifamiliares.
A fabricação das telhas cerâmicas é feita quase que pelo mesmo processo empregado para os tijolos comuns. O barro deve ser mais fino e homogêneo, nem muito gordo nem muito magro, a fim de ser feita por extrusão seguida da prensagem, ou diretamente por prensagem. A secagem tem de ser mais lenta que para os tijolos comuns, ou seja, a retenção de água deve ser maior, para diminuir a deformação. As telhas devem ser fabricadas com maior cuidado que os tijolos, apresentando menores deformações, sendo mais compactas, mais leves e tão impermeáveis quanto possível. Existem no mercado diversos modelos de telhas cerâmicas representadas na Figura a seguir. Antes da escolha deve-se avaliar o comportamento da telha diante das condições climáticas do local a ser construído o telhado, e verificar as características de cada modelo, para se evitar problemas futuros.
As telhas cerâmicas possuem as seguintes características:
♦ Bom desempenho térmico e acústico;
♦ Diversos modelos para escolha;
♦ Podem ser pintadas com tintas apropriadas;
♦ Boa resistência mecânica;
♦ Possuem um conjunto de peças complementares para acabamento nas diversas partes do telhado; e
♦ São fáceis de manusear.
Telhas de cerâmica esmaltada
As telhas cerâmicas esmaltadas são produzidas a partir do mesmo material utilizado para as telhas de cerâmica simples, sendo que no processo de produção recebem uma camada de esmalte a temperaturas da ordem de 1000ºC que se vitrifica na superfície das mesmas.
Sendo produzidas em diversas cores e opções de modelos, a telha cerâmica esmaltada possui acabamento diferenciado através da variedade de cores e brilho do esmalte.
A seguir são apresentadas características das telhas cerâmicas:
♦ Por serem vitrificadas não absorvem água;
♦ Apresentam menor peso por metro quadrado do telhado,