Tipos de Telhas
TRABALHO DA DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II
ALUNO: OSMAR SOUZA DE MELO
CAICÓ-RN
MARÇO/2014
- Elabore uma pesquisa com os tipos de telhas existentes no mercado que podem ser aplicadas em uma construção residencial. Indique as Vantagens e desvantagens de cada tipo.
Existem no mercado inúmeros tipos de telhas. As que são mais usadas nas residências são as de cerâmica (barro) e as de fibrocimento. São escolhidas de acordo com o uso, a aplicação, peso, durabilidade, segurança e um aspecto também avaliado pelo profissional que está executando a obra, é a condição financeira do proprietário. Para edificações que possuem lajes de cobertura um tipo que se destaca é a de fibrocimento, por sua leveza, facilidade de manutenção e outras vantagens. Já para as residências sem laje indicam-se as de cerâmica (barro), pois torna também a residência mais seguras, já que são apoiadas em barrotes e emadeiramentos cruzados de caibros, linhas e ripas, que dependendo dos intervalos usados deixa a casa sem problemas com arrombamentos, já que daria mais trabalho violar esse tipo de cobertura. Geralmente estas residências não possuem platibandas, logo telhas mais pesadas são mais usadas em virtude do contato direto com os fatores externos, ventos, chuvas e etc.
Abaixo estão elencados os principais tipos, vantagens e desvantagens das telhas mais usadas nas construções atuais.
Telhas de Fibrocimento
As telhas de fibrocimento são muito utilizadas em construções pelo Brasil afora por terem baixo custo de instalação e por não exigirem madeiramento muito resistente. Do projeto mais simples ao mais complexo, é indispensável um produto resistente e durável, econômico, fácil e rápido de instalar.
Telhas de Barro
Telha francesa (Consumo médio: 16 a 24 unidades por m²)
A telha francesa possui forma quadrada e é composta de uma só peça, com certas saliências especiais para melhor fixação. Com 16