Tipos de Telhas
ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ALISSON RUBENS GURGEL DE SOUSA
JUVIANO FERREIRA DE SOUZA JUNIOR
MARIA LUCINEIDE VIDAL RODRIGUES
NAYANE RAFAELLA DE MELO SOUZA
TACIA RENATA DOS SANTOS VIEIRA
VANESSA HOLANDA SILVEIRA
Materiais de construção (Tema: Telhas) Subtemas: A apresentar propriedades, aplicações, disponibilidade, resistência abrasão, exemplos de obras na cidade. Tipos de telhas para cobertura de edificações.
MOSSORÓ
2014
1. Introdução:
Telhados são construções destinadas a proteger os edifícios da ação das intempéries. Compõem-se da cobertura, da estrutura e dos condutores de águas pluviais. A cobertura é verdadeiramente o elemento de proteção, sendo que a estrutura serve de apoio à mesma e as calhas e condutores verticais são úteis no recolhimento das águas pluviais. Os telhados podem ser: de superfícies curvas; de superfícies planas; de superfícies mistas. Explicaremos melhor as superfícies de telhado durante este trabalho.
2. Contexto Histórico
A palavra "cerâmica" provém do termo grego keramiké, que é derivada de Keramos, que significa Argila. Cerâmica é a pedra e a artificial obtida por meio da moldagem, secagem e cozedura de argila ou mistura contendo argila. No Brasil, a cerâmica teve seus primórdios na Ilha de Marajó. As telhas de cerâmica, ou telhas de barro, são telhas Produzidas a partir de argila rica em ilita e montmorilonita,Queimadas em fornos a gás ou lenha em temperaturas próximas a 1.000°C. É o tipo de telha mais antigo do mundo, e hoje seu processo de produção é bastante avançado, sendo produzidas telhas com as mais diversas características, modelos, cores e acabamentos. A telha cerâmica surgiu durante o período Neolítico, fase de desenvolvimento das sociedades humanas,