ELETROQUIMICA
INTRODUÇÃO
A Eletroquímica é um ramo da química que estuda todas as reações e fenômenos químicos entre que se relacionam os elementos químicos e as substâncias químicas, em relação ao uso da energia elétrica.
Este campo científico abrange todos os processos químicos que envolvam transferência de elétrons entre substâncias, logo, a transformação de energia química em energia elétrica. Quando tal processo ocorre, produzindo transferência de elétrons, produzindo espontaneamente corrente elétrica quando ligado a um circuito elétrico, ou produzindo diferença de potencial entre dois polos, é chamado de pilha ou bateria (que muitas vezes é formada de diversas células). Quando tal processo é proporcionado, induzido, pela ação de uma corrente elétrica de uma fonte externa, este processo é denominado de eletrólise.
Agente Redutor e Agente Oxidante
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.
Exemplos de agentes redutores: filmes fotográficos, vitamica C e gás hidrogênio;
Exemplos de agentes oxidantes: Produção do vinagre, ferrugem, alvejantes e bafômetros; Exemplo na seguinte equação:
Semi-reações
Células galvânicas ou voltaicas
Armazenam energia elétrica. Nessas células, as reações que ocorrem nos eletrodos tendem a prosseguir espontaneamente e produzem um fluxo de elétrons do ânodo para o cátodo através do condutor externo.
Anodo e Cátodo
O cátodo (ou catódio) é a designação atribuída ao eléctrodo positivo de uma fonte eléctrica de alimentação. Em química, corresponde ao eléctrodo positivo na electrólise(célula electrolítica), para o qual os íons negativos(Ânion) normalmente são atraídos.É, aliás, a partir do ânodo que no interior destes instrumentos os elétrons fluem. Os instrumentos eletrônicos podem ser válvulas termoiônicas, onde os elétrons são produzidos