Propriedades terapêuticas do chá
Resumo 2
Abstract 2
1. Introdução 4
2. Botânica 5
3. Composição Quimica 7
4. Propriedades terapêuticas 9
5. Conclusão 15
6. Bibliografia: 17
1. Introdução
O chá é uma bebida lendária que colhe cada vez mais seguidores em todo o mundo. De facto a sua popularidade cresceu tanto nos últimos dois mil anos que actualmente o seu consumo só é superado pelo da água.
Existem muitas variedades de chá, distinguindo-se pela sua origem e pelo modo como são processados, entre elas destacam-se os chás verde, preto e branco, devido aos seus efeitos benéficos para a saúde. A sua acção anti-oxidante foi relacionada com a longevidade da população de algumas regiões da China e Japão.
O chá é uma planta da familia das camélias, de nome cientifico Camellia sinensis. Esta é a variedade chinesa, porque na Índia encontra-se a segunda variedade, a Camellia assamica. O arbusto do chá tem folhas finamente dentadas, com numerosas glândulas oleosas. As folhas são brancas e libertam uma delicada fragrância. (1)
2. Botânica
A planta do chá é designada por Camellia sinensis e botanicamente pertence à família Theaceae. As suas folhas são lenhosas e a sua folhagem é persistente. As folhas são alternas, de pecíolo pequeno, elípticas e dentadas. Quanto à sua consistência são normalmente coriáceas.
As suas folhas mais jovens e os gomos, parte da planta utilizada na produção do chá comercial, são cobertos por um fino indumento branco e sedoso que mais tarde vem a desaparecer.
As flores, pequenas, são brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de dois, três ou quatro.
O fruto é uma cápsula tricoca com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.
Imagem 1: