O uso das cores na midia
A cor é um elemento decorativo muito apreciado e de fundamental importância no processo de comunicação visual. Ela chama a atenção, desperta sensações e influencia as pessoas, negativa ou positivamente.
As cores são usadas em tudo, em um trabalho artístico, até na psicologia, desde que de modo compatíveis com o publico alvo. Uma clientela mais sofisticada, por exemplo, prefere cores mais sutis. Já os mais jovens, preferem cores mais chamativas ou da moda.
No meio computacional, a escolha das cores utilizadas, devem considerar o objeto final do projeto.
Os sistemas de cores utilizados são RGB, CMYK e o HSB.
Entre esses, o sistema RGB é utilizado para a criação de cores no monitor, tendo como objetivo estabelecer paradigmas que possam ser utilizados como base para diferenciar as diversas aplicações de cores.
Devido a pouca resolução da tela do monitor (5.200 pontos por polegada – 300 vezes menos que a resolução de uma pagina de revista impressa), é difícil manejar o contraste. Por isso, o fundo branco – texto preto continua sendo o mais ideal.
As pessoas passam cada vez mais tempo em frente ao computador, e um site "leve" (clean, poucas cores, no máximo dois tipos de fonte, fundo liso e claro, poucas imagens, boa distribuição de textos), pode se tornar muito agradável, enquanto que um site muito "poluído” (muitas cores, vários tipos de fonte na mesma página, fundo com imagens, muitas imagens na mesma página, blocos imensos de texto), pode ser angustiante após algum tempo na internet. Porém, um site que na teoria seria pesado pode se tornar leve com uma boa organização da página.
Fundos pretos ou muito escuros dão um bom contraste com qualquer texto de cor luminosa. Fundos coloridos podem ser trabalhados, desde que usados com pouca saturação (tons pastéis, cinza ou terra). Nesses casos, o Círculo Cromático é utilizado em artes para identificar combinações harmônicas. Trata-se de uma representação das cores visíveis pelo