Consoles de Videogame
Magnus E. Artero
Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC/PP)
Rua Teresina,75 – CEP 19046-230 – Presidente Prudente – SP – Brasil magnus.artero@fatecpp.edu.br Abstract. This paper describes about the generations of video game consoles, detailing on the characteristics of each, emphasizing the hardware used. At the end of the study we will address future trends, using as a basis the current models and technologies that are already underway.
Resumo. Este trabalho descreve sobre as gerações de consoles de videogames, com foco nas características de cada uma, dando ênfase ao hardware utilizado. Ao final do estudo são abordadas as tendências futuras, tendo como base os atuais modelos e as tecnologias que já estão em estudo.
1. Introdução
Assim como os computadores, os consoles de videogame também são classificados em gerações. Porém ao contrário dos computadores, o que determina a mudança de uma geração para outra nos consoles não é necessariamente uma grande inovação na arquitetura utilizada para sua fabricação. Podemos resumir que o que determina essa alteração é o lançamento de um novo console pelas maiores produtoras no mercado, a exemplo da Sony e Microsoft nas atuais gerações. É claro que sempre que ocorre esse fato, se espera uma mudança significativa no hardware e principalmente nos softwares (ou jogos propriamente ditos). Assim, existem casos de consoles lançados em determinado período, com um hardware inferior aos da sua época, porém pela sua data de fabricação ele se enquadra na geração em que está sendo considerada naquele momento.
2. Primeira Geração (1972 – 1975)
2.1. Breve Histórico
Segundo Cayres (2010), o primeiro console de videogame a ser comercializado foi o Magnavox Odyssey. Foi desenvolvido pelo engenheiro Ralph Baer e teve seu primeiro protótipo concretizado em 1967, batizado de Chasing Game.