Artigo Científico Sobre A História E A Evolução Dos Jogos Eletrônicos
INTRODUÇÃO
Os jogos estão presentes na humanidade desde sua origem, atividades estruturadas que envolvem diversão e podem ser utilizadas pra auxílio no aprendizado e até no desenvolvimento físico e mental.A primeira tentativa acadêmica de definir o termo ‘jogo’ foi feita pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, onde na sua obra “Investigações filosóficas” afirmou que a palavra ‘jogo’ não pode ser unicamente definida, devido a uma série de semelhanças que convergem.
Em seguida, Chris Crawford veio com uma definição mais moderna para jogos eletrônicos que defende a necessidade de ter o que o autor chama de plaything, algo que proporciona divertimento e interação. Livros e filmes, por exemplo, não são interativos logo não podem ser considerados playthings. Se não há aspectos de plaything o ‘jogo’ pode ser considerado brinquedo. Em geral, Crawford defende que um jogo é uma atividade interativa, com fins definidos,objetivos, oponentes, onde jogadores podem inter relacionar-se.
Juntamente com o desenvolvimento astronômico da eletrônica nas décadas de 70 e 80, foi possível tangenciar o seu uso para o mundo dos jogos com a criação de novas plataformas ‘’combinação eletrônica de hardware e software’’.
O avanço gigantesco na difusão da microeletrônica em todas as máquinas ocorreu em 1971 quando o engenheiro da Intel, Ted Hoff, inventou o microprocessador. Assim a capacidade de processar informações poderia ser instalada em todos os lugares. (CASTELLS, 1999, p.77)
1. A HISTÓRIA DO VIDEOGAME
1.1 A PRIMEIRA GERAÇÃO
A primeira geração de videogames contou com jogos de programação, que apesar da baixa qualidade, trouxeram as primeiras experiências virtuais, são exemplos os jogos como “Tenis for two” e “Spacewar’’. O sucesso desses projetos levou a um investimento nos jogos eletrônicos, ganhando um espaço significativo e gerando