Visão ampla da violência contra a mulher
ADMINISTRAÇÃO
RESENHA
Marco Aurélio Guedes
Belo Horizonte / Minas Gerais
2011
VISÃO AMPLA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Malila Natascha da Costa Pereira técnica judiciária do Tribunal de justiça / 2ª Região na cidade de João Pessoa estado da Paraíba e Maria Zuleide da Costa Pereira Professora Doutora da Faculdade Federal da paraíba juntas escreveram este texto como artigo integrante da revista Espaço do Currículo v.4, n.1, pp.22-34, Março a Setembro de 2011, circulante na UFPB.
O texto aborda um problema em nível mundial que perpassa todas as fronteiras e indiferente da cultura e está presente todos as classes e níveis sociais, a violência. Conceitos análogos a condição atual da mulher na sociedade mundial, demonstram que as conquistas das mulheres com relação a independência como um todo, ao longo do tempo não está refletindo na diminuição da violência entre os gêneros, pelo contrário está aumentando devido a tendência mundial de diminuição da submissão feminina.
O texto está dividido em introdução, onde as autoras descrevem a violência como comportamento global, em seguida considerações sobre a violência origem, causa e consequências, ressaltam o comprometimento de todos para uma solução definitiva, conceitos por autores que dimensionam a violência contra a mulher por vários aspectos seja física propriamente, como velada em formas psíquicas e comportamentais de discriminação e preconceitos ditado por um poder assim atribuído ao homem sobre a mulher de conotação cultural antiga quase onipresente .
Em segundo ponto, conceitos de vários estudos em Antropologia, Sociologia, Psicologia Social e Saúde pública que entendem a violência como um fenômeno socialmente construído, de difícil definição consensual. Abordam a violência nas relações humanas como comportamentos e ações entre as interações consideram a violência física, intencional e macro sendo assim todo ser humano potencialmente violento. Ressaltam