Consultoria empresarial
Por Moris Kohl*
Diante da crise econômica mundial atualmente as empresas de consultoria criam oportunidades tanto na geração de empregos como para empresas-clientes. Com a concorrência direta e indireta, produtos sendo inovados e lançados quase que semanalmente, exigências com padronizações de produtos e o mercado cada vez mais igualável faz das empresas terem uma equipe estratégica em praticamente todos os departamentos internos e externos da empresa. A falta de capital humano qualificado para área de interesse e tempo necessário para seleção recrutamento e treinamento demanda tempo e na atual situação, tempo é algo cada vez mais precioso e escasso para empresas em expansão. A Consultoria Empresarial entra como uma solução para as empresas com a visão mais ampla e neutra do assunto com vários clientes atendidos e situações diversas a soluções e problemas/causas.
O papel do Consultor empresarial é diagnosticar, formular soluções através do seu know-how em metodologias práticas já desenvolvidas anteriormente ou específico para os problemas da empresa contratante, os meios das metodologias variam muito para cada área de atuação como exemplo Marketing e Vendas, Qualidade e Produtividade, Estratégia Empresarial, RH, Finanças e outras mais. Uma simples palavra pode resumir isto, um agente de mudanças para as empresas contratantes.
Atualmente podemos identificar alguns tipos de Consultoria Empresarial, o que mais se utiliza no Brasil:
a) Consultoria de pacote
Transfere-se as metodologias e técnicas administrativas para a empresa sem adequação a realidade atual da empresa, utilizada mais em Consultoria em TI (tecnologia da informação).
b) Consultoria Artesanal
Usam-se metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa com experiências abordadas com resultados aplicados em outras empresas pelo consultor externo.
c) Consultoria Especializada