Consultoria empresarial
Introdução
A empresa que servira como base para a consultoria, se trata de uma ME, mas precisamente um supermercado de pequeno porte que atua no setor varejista, ele está localizado na cidade de Santa Ernestina – SP. A principal finalidade desta consultoria é realizar uma avaliação dos resultados atuais e sugestões de melhoria para a gestão de estoque e armazenagem que atenda as reais necessidades da empresa.
O supermercado possui um mix de produtos, que varia entre 10 000 a 11 000 produtos, conta com 30 colaboradores. A empresa dispõe de dois depósitos, sendo um alojado ao próprio prédio comercial onde são armazenados produtos de maior demanda e perecíveis, já o segundo depósito fica a cerca de 100 metros do prédio comercial e armazena produtos não perecíveis e de maior volume e quantidade, esses produtos de maior volume e quantidade são diretamente recepcionados no próprio local posteriormente conforme necessidades são trazidas para o prédio comercial.
O ambiente econômico mundial está em uma onda de modernização, a modernização brasileira visivelmente criou e vem criando, vários problemas na gerência de empresas em geral independentemente se são pequena, média ou de grande porte. Com o acesso facilitado as tecnologias e informações, cada vez mais rápidas acontecem mudanças no mercado. Para que o mercado acompanhe essas repetidas mudanças, é preciso uma avaliação continuada de suas ações (MOURA 2004). Podemos considerar consultoria empresarial uma maneira de dar conselhos, e ao passar os anos ela vai se tornando uma das estratégias mais antigas e de maior importância na tomada de decisões. Durante muito tempo as micros e pequenas empresas não conseguiam fazer uso dos benefícios que a consultoria empresarial proporcionava, pelo fato de que na maioria das vezes elas desconheciam as técnicas e também por falta de disponibilidade dos consultores, já que, o foco deles eram as empresas de médio e grande porte (QUINTANILHA 2010).