Consultoria empresarial
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CONSULTORIA EMPRESARIAL por Caroline Ricardo Serpa
Henoc Barcia López
Mariana Nagel
Rafael Flores Silveira
Luiz Carlos da Silva Flores
Professor Organização, Sistema e Métodos
Itajaí (SC), setembro de 2012
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado tem como principal objetivo trazer esclarecimento sobre a atuação do consultor organizacional ou empresarial.
A consultoria necessita mais que apenas conhecimentos técnicos, precisa estar inserida de maneira pertinente às necessidades apresentadas. Para isso é exigido um perfil mais especifico dos profissionais que pretendem atuar, pois se torna imprescindível uma grande evolução da percepção e sensibilidade para que se possa identificar corretamente as situações e atuar sobre elas de forma adequada com a participação do próprio cliente na obtenção dos resultados esperados.
Algumas técnicas podem servir de base para auxiliar o profissional consultor, visto que deve ser agregada aos conhecimentos decorrentes de experiências anteriores e práticas empresariais também.
DESENVOLVIMENTO
O consultor empresarial
Quando existe referencia a um consultor, ela significa algo sobre um profissional, alguém que fez uma escolha sobre uma atividade contínua. Portanto é muito importante entender quem é um consultor, com atua esse profissional, em seus conceitos e práticas mais abrangentes e que visibilidade ele tem. Porém, antes de analisar e detalhar as características e outros atributo, é preciso estabelecer determinadas premissas para que alguém possa se considerar e ser considerado, realmente, consultor empresarial. Essas premissas são efetivas para consultores individuais, autônomos – pessoa física – ou pessoas que são componentes de uma empresa, de maneira formal – pessoa jurídica. Vamos a elas:
* Independência: a possibilidade de ser seu próprio patrão ou chefe, de maneira formal ou intelectual,